Empresários do Centro-Sul fizeram parte da Caravana Empresarial à Feira Internacional de Panificação, Confeitaria e Varejo Independente de Alimentos (FIPAN) deste ano, promovida pelo SINDAL em parceria com o Sistema FIRJAN. O evento movimenta dois setores importantes para a indústria: o mercado de panificação representa 2% do PIB brasileiro e o fast food service corresponde a 10,8% da riqueza gerada no país. Estimulando o crescimento do setor, a proposta da FIPAN é possibilitar a efetivação de negócios durante a sua realização.
Para os sindicatos, participar da feira permite conhecer as novidades do mercado e as tecnologias disponíveis para o aumento da produtividade. O presidente do SINDAL, Alceir Corrêa, destacou a presença de grandes marcas internacionais no evento: “A FIPAN é a segunda maior feira do ramo no mundo, por isso, é sempre produtiva para os negócios. Muita coisa do que vemos aqui, levamos e adaptamos para o mercado fluminense, o que estimula nosso crescimento”.
Corrêa pontuou ainda a participação das empresas estrangeiras, que apresentou produtos novos e de alta qualidade, desde a matéria-prima até o maquinário. “Há muitas novidades para o setor, e queremos aproveitá-las”, animou-se.
Caravana do SINDAL presente na FIPAN (Foto: Divulgação)
Neste ano, cerca de 60 mil visitantes, 350 expositores, 450 marcas e 160 caravanas marcaram presença ao longo dos três dias do evento. Realizada há mais de 20 anos, o foco da Feira são as exposições dos fornecedores dessa cadeia produtiva. Um dos destaques da edição foi o setor de pizzas, que ganhou um espaço reservado no salão de eventos.
Além da Feira, a caravana do SINDAL conheceu a Padaria Santa Etienne, a maior do estado de São Paulo. Durante a visita técnica, puderam trocar experiências e conhecer as novidades do estabelecimento, que é uma das referências em panificação e confeitaria no Brasil.
A FIPAN aconteceu de 26 a 29 de julho, no Centro de Exposições e Convenções da Expo Center Norte, em São Paulo.
Fonte: Sistema FIRJAN