Durante dois dias, empresários fluminenses tiveram acesso a informações qualificadas sobre como a tecnologia e a inovação podem tornar negócios do setor de alimentos mais competitivos. Um dos destaques foram as clínicas tecnológicas promovidas pelo Núcleo Tecnológico de Bioprocessos do Instituto SENAI de Tecnologia (IST) Ambiental, que esclareceram dúvidas e orientaram empreendedores.
“O Núcleo de Bioprocessos e o IST Ambiental oferecem serviços e soluções que otimizam processos de empresas dos segmentos de alimentos. Também oferecem consultoria, pesquisas e análises laboratoriais”, destacou Anderson Rossi, gerente de Inovação e Desenvolvimento Empresarial da Federação.
O evento contou com painéis simultâneos, divididos em temas como tecnologia e inovação; tendências; mercado; e experiência (Foto: Vinícius Magalhães)
No evento, foi apresentado um panorama de rotulagens de alimentos e bebidas, com informações sobre legislação, a importância dos rótulos para o consumidor, entre outros serviços oferecidos pelo IST Ambiental.
“Com uma rotulagem correta, é possível alcançar novos nichos de mercado e margens maiores. É uma ferramenta de comunicação. Da mesma forma que a empresa pode estar comunicando mal algo que afeta a saúde do consumidor, pode também estar deixando de informar benefícios que o produto traz para ele”, explicou Rafael Barros, especialista de Serviços Tecnológicos da Federação.
Barros também palestrou sobre como agregar valor a produtos alimentícios tradicionais, apontando como é possível ter incremento financeiro com investimentos que não comprometem o orçamento da empresa. Ele falou ainda sobre legalização de micro e nano cervejarias, abordando aspectos legais, padrão de qualidade e os diferentes tipos de cerveja.
Núcleo de Bioprocessos e IST Ambiental oferecem serviços e soluções que otimizam processos (Foto: Vinícius Magalhães)
“Podemos apoiar as empresas informando sobre a documentação necessária, como entregá-la aos órgãos de registro, na elaboração dos leiautes de produção, na especificação de equipamentos, além de disponibilizar a planta piloto para desenvolvimento de novos produtos”, disse o especialista.
Tendências e identidade visual
O evento contou com painéis simultâneos, divididos em temas como tecnologia e inovação; tendências; mercado; e experiência. Foram discutidos os novos modelos de negócio, o visual das lojas para varejo de alimentos, design de serviços, gestão de estoques, entre outros assuntos.
“O objetivo foi o de oferecer um conjunto de capacitações para que os empresários consigam se desenvolver nessa área estratégica, que é a de alimentos e bebidas”, destacou Armando Clemente, diretor do Sebrae-RJ.
O evento Tendências e Experiências do Setor de Alimentação foi realizado pelo Sebrae-RJ e pelo Sistema FIRJAN, em 4 e 5 de julho, na sede da Federação.
Fonte: Sistema FIRJAN