CURSO INTELIGÊNCIA COMERCIAL PARA O MERCADO INTERNACIONAL – SINDAL-TR
UTF-8
Sistema FIRJAN

NOTÍCIAS

CURSO INTELIGÊNCIA COMERCIAL PARA O MERCADO INTERNACIONAL



A FIRJAN Internacional realizará o curso “Inteligência comercial para o mercado internacional”, no dia 26 de outubro, das 9h às 18h, na sede do Sistema FIRJAN (Av. Graça Aranha, 1 – Centro), para apresentar as principais variáveis utilizadas em análises de mercados globais.

 

O curso, ministrado pelo especialista em negócios internacionais, Sergio Pereira*, irá identificar as áreas de maior destaque para as empresas e discute, de forma crítica, o futuro das regiões analisadas. Também apresenta métodos de seleção e análise de dados e informações que podem orientar a tomada de decisões de empresários e profissionais.

 

O investimento é de R$ 250,00 para os associados aos sindicatos, ao CIRJ e estudantes que integram o Conselho Consultivo do CIN (Universidade Cândido Mendes, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, Universidade Estácio de Sá, Fundação Getúlio Vargas, Instituto Metodista Bennett). Para demais participantes, o curso tem o valor de R$ 330,00.

 

As inscrições devem ser feitas preenchendo o formulário disponível neste link, que depois deverá ser enviado para o e-mail [email protected]. Mais informações através deste mesmo e-mail ou do telefone (21) 2563-4600.

 

Programação do curso:

 

1. Amplitude e aplicação das ações de Inteligência de Mercado Internacional

– Definição de Inteligência Comercial

– Aplicação em mercados globais

 

2. Inteligência competitiva e a importância para o desempenho das empresas

– Solidificação e expansão de negócios atuais

– Identificação de novos mercados

– Identificação de tendências

– Prevenção contra riscos

 

3. Dados, informação, conhecimento e decisão

– Transformando dados em informação e informação em conhecimento

– Orientação das tomadas de decisão

 

4. Quais dados são relevantes para o processo de inteligência?

– Onde localizá-los e como acessá-los

– Fontes Primárias

– Fontes Secundárias

 

5. Recursos para acessar os principais pilares da inteligência de comercial em escala global

– Tarifas, barreiras não tarifárias, ambiente regulatório

– Importadores, exportadores, distribuidores, representantes, trading companies

– Análise setorial, inadimplência, indicadores econômicos, preços praticados, volumes transacionados

 

6. Ferramentas usadas na Inteligência Comercial

 

*Sergio Pereira, internacionalista, especialista em negócios internacionais. Sócio fundador da Ankon, consultoria especializada em internacionalização. Atua há 24 anos na área. Liderou processos de internacionalização em empresas de diferentes portes e setores. Por quase dez anos foi Gerente de Mercado Internacional da Nitro Química (Votorantim Química à época).  Vivência internacional de 13 anos, ao longo dos quais negociou em cerca de 40 países. É professor do MBA da FIA-USP, palestrante e autor de artigos e coautor de livros dedicados ao tema.

Compartilhe: