Empresários do setor de Confeitaria e Panificação do Centro-Sul Fluminense participaram de mais uma edição do Giro Panificação, realizado pelo Sistema FIRJAN e SINDAL. O objetivo foi levar novidades e tendências de consumo vistas nas principais feiras mundiais do setor aos empresários locais. O encontro foi realizado no dia 28/09, na Representação Regional da FIRJAN/CIRJ, em Três Rios.
Quarenta e sete pessoas, entre empresários e alunos do SENAI Três Rios, puderam acompanhar as informações passadas pela especialista técnica setorial da Federação, Márcia Losso. O conteúdo foi observado durante a Cibus 2016, feira internacional de alimentação, que acontece em Parma, na Itália, além da Fipan – Feira Internacional da Panificação; e Fispal – Feira Internacional de Produtos e Serviços para Alimentação Fora do Lar, ambas ocorridas em São Paulo.
A especialista técnica setorial do Sistema FIRJAN, Márcia Losso, explica o que pode observar na Cibus 2016 (Foto: Carlos Felipe de Araújo).
Segundo a especialista, durante as visitas, foi confirmada a forte tendência de consumo de alimentação saudável e uso de sementes e grãos na produção de pães artesanais ou orgânicos. “A alimentação saudável foi um dos destaques do estudo. O pão ganhou papel principal nas vitrines das principais padarias da Europa. O uso de fibras e sementes nas massas também é uma tendência, transformando o pão em alimento funcional, mais nutritivos e saudáveis”, explica.
Eficiência energética
Durante as feiras também foi possível conferir equipamentos que dão mais agilidade ao processo produtivo, como máquinas de confeitar tortas, seladoras de embalagens e fornos inteligentes manuseados através de aplicativos de smartphone.
O uso de energias renováveis e projetos de eficiência energética também foram abordados durante o encontro. O especialista do IST Ambiental, Ricardo Bicudo, destacou os equipamentos mais adequados para produção e resfriamento nas padarias e como a simples disposição desses aparelhos no ambiente podem garantir economia no custo da energia.
Alceir José Corrêa, presidente do SINDAL e da representação da FIRJAN no Centro-Sul Fluminense acredita que o Giro Panificação serve para que os empresários fiquem atentos às novidades do mercado e se preparem melhor para atravessar os momentos difíceis da economia. “O mercado em geral vem sofrendo com a baixa produção e vendas, mas é fundamental estar preparado e pronto para atender as necessidade do consumidor para vencer essa crise”, garante.
Para o presidente do SINDAL, Alceir Corrêa, o evento é uma boa oportunidade para os empresários conhecerem as novidades do mercado (Foto: Carlos Felipe de Araújo)
O Giro Panificação oferece a possibilidade da troca de informações entre os empresários do setor, técnicos e estudantes, permitindo a inovação e a criação de um diferencial competitivo por parte da cadeia produtiva, além de trazer informações estratégicas atualizadas.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Representação Regional FIRJAN/CIRJ no Centro-Sul Fluminense