SINDICATOS COMPARTILHAM BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO EM ENCONTRO NA FIRJAN – SINDAL-TR
UTF-8
Sistema FIRJAN

NOTÍCIAS

SINDICATOS COMPARTILHAM BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO EM ENCONTRO NA FIRJAN



A eficiência na gestão sindical é fundamental para promover o associativismo e fortalecer a representatividade empresarial. A adoção de boas práticas de gestão traz benefícios como o aumento de produtividade, melhora na comunicação interna e externa e maior transparência nos processos. Por isso, o Sistema FIRJAN e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) realizaram, no dia 28 de junho, o Bate-Papo Sindical, encontro para debater projetos e ações sobre práticas de gestão.

 

Convidados para apresentar suas ações, o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio de Janeiro (Sinduscon-Rio) e o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Blumenau (Simmmeb) compartilharam informações e trocaram experiências de sucesso com os demais participantes.

 

Representando o Sindal-TR, a executiva Ana Paula Pereira ressaltou a importância de encontros como este para ampliar o relacionamento com os associados: “Com as experiências trocadas vamos aprimorando os processos do sindicato, em todo âmbito. Claro que as experiências são adaptadas para nossa realidade de segmento e/ou região, e mesmo assim alcançamos resultados positivos e, principalmente, em associados satisfeitos”

 

A executiva do Sindal-TR citou ainda os pontos positivos da reunião: “Uma das coisas que gostei de ouvir foi sobre a importância da simplicidade no local dos eventos, algo que já procuramos praticar. Isso nos sinaliza que estamos no caminho certo”, afirmou Ana Paula.

 


Evento apresentou boas práticas de gestão que proporcionam benefícios como o aumento de produtividade (Foto: Vinícius Magalhães)

 

No estado do Rio, o Sinduscon-Rio tem uma atuação de destaque ao desenvolver ações como o acompanhamento e divulgação mensal dos custos de operação do setor, orientação jurídica e produção de agendas diárias com notícias que impactam o segmento. Outra iniciativa que o sindicato implantou foram as comissões técnicas, divididas em temas como mercado imobiliário, educação social, materiais, obras públicas e revitalização de imóveis.

 

Para capacitar os funcionários das empresas associadas, o Sinduscon-Rio também promove programas como o “Alfabetizar é Construir”, em parceria com o SESI, que já alfabetizou mais de 100 mil operários no estado. Mais recentemente, o sindicato passou a oferecer, em conjunto com o SENAI, cursos de formação profissional na tecnologia BIM em todas as regiões fluminenses.

 

“As ações que elaboramos são uma forma de reduzir os custos jurídicos e de pessoal das empresas associadas”, explicou Roberto Kauffmann, presidente do sindicato e do Conselho Empresarial da Indústria da Construção do Sistema FIRJAN.

 

Exemplo do Sul do Brasil

 

Outro caso de sucesso em práticas de gestão é o Simmmeb, em Santa Catariana. Segundo Maurício Rossa, secretário executivo do Simmmeb, a instituição adotou, há quatro anos, um plano estratégico, que resultou na criação de iniciativas que promovem encontros para fomentar o intercâmbio comercial entre empresas do setor.

 

O sindicato também realiza projetos como o Programa Indústria Mais Forte, em que capacitam gestores do segmento, além de promover eventos de networking com empresas catarinenses de diversos portes e setores. “O importante é conseguir mensurar e mostrar ao empresário os ganhos que ele tem ao se associar. Em 2016, com as iniciativas que desenvolvemos, já conseguimos aumentar em 10% o número de indústrias associadas ao nosso sindicato”, disse Rossa.

 

De acordo com Amir Ben Kauss, consultor da CNI, o encontro para troca de experiências é importante para que cada sindicato consiga adaptar à sua realidade boas ideias e práticas de sucesso: “O grande desafio é realizar ações eficientes na busca pelo fortalecimento do associativismo e, assim, gerar um ambiente de negócios mais favorável às empresas”.

 

O “Bate-Papo Sindical: Práticas de Gestão Sindical” é uma iniciativa do Programa de Desenvolvimento Associativo da CNI, em parceria com o Sistema FIRJAN. O evento na sede da Federação.

Compartilhe: